Fique por dentro de receitas, dicas e notícias.

13 de outubro de 2021
Torta Salata di Melanzane
Torta Salata di Melanzane

Ingredientes para uma forma retangular de 20x30 cm

230g de Massa Folhada Retangular

400g de Berinjela

250g de Provolone

100g de Parmesão

100g de Tomates secos em óleo

Sal a gosto

Pimenta do reino a gosto

Azeite extra virgem a gosto

 

Modo de Preparo

Lave as berinjelas e apare as pontas, depois corte-as em rodelas circulares com cerca de 4 mm de espessura usando um mandolin ou uma faca. Corte também o queijo provolone em fatias bastante finas e corte os tomates secos em pedaços grossos usando uma faca.

Pegue uma forma retangular medindo 30x20 cm e unte com azeite; desenrole delicadamente a massa folhada, separe-a do papel manteiga e coloque-a na assadeira. Em seguida, fure-o com os dentes de um garfo.

Adicione metade das rodelas de berinjela e forme a primeira camada, sobrepondo-as levemente para não deixar espaços vazios, tempere com sal e pimenta, em seguida, adicione metade dos tomates secos e distribua-os uniformemente sobre as beringelas; espalhe metade do queijo parmesão ralado sobre os tomates secos e finalmente cubra com metade das fatias de queijo defumado. Repita as camadas adicionando as fatias restantes de berinjela, sal e pimenta, tomates secos, o parmesão ralado e fatias de queijo defumado. Dobre as bordas da massa folhada para dentro e asse em forno estático pré-aquecido a 180°C por cerca de 40 minutos ou até que a superfície esteja dourada. Sua torta de berinjela está pronta para ser servida quente!

 

Vinho Sugerido: Pinot Nero - Emilia I.G.T. - Romagnoli