Fique por dentro de receitas, dicas e notícias.

27 de outubro de 2021
Brownies
Brownies

Amados por adultos e crianças, os brownies, tradicionalmente americanos, costumam ser acompanhados de chantilly ou sorvete de baunilha, mas vêm também em uma versão "take away", conveniente e prática para ser degustada em qualquer lugar. Diz-se que foram preparados pela primeira vez em 1892 em Chicago quando, por ocasião de uma grande feira para celebrar o 400º aniversário da descoberta da América, a socialite Bertha Palmer pediu a seu chef que desenhasse uma sobremesa que fosse prático para transportar pela cidade, sem o risco de sujar as mãos ou a roupa. Algumas versões modernas tendem a aproximar a consistência do brownie a uma torta de interior mole, deixando a massa quase derretendo por dentro: uma delícia, sim, mas não muito fiel ao brownie original, que deve deixar os dedos secos e limpos!

Apesar de ser um doce norte americano, tendo em sua composição, chocolate amargo, o brownie harmoniza divinamente com vinhos italianos da uva Primitivo.

 

 

 

 

 

Ingredientes

265g de Chocolate Amargo

4 Ovos

175g de Avelãs inteiras sem pele e torradas

135g de Manteiga em temperatura ambiente

135g de Farinha de trigo

255g de Açúcar

1 pitada de Sal

 

Modo de Preparo

Comece cortando grosseiramente o chocolate e derreta em banho-maria; tome cuidado para que a água da panela não entre em contato com o chocolate colocado na tigela. Quando estiver quase derretido, adicione a manteiga em temperatura ambiente em pedaços.

Misture bem até que derreta por completo, retire do fogo e deixe esfriar, mexendo de vez em quando. Pique bem grosso as avelãs e deixe-as de lado.

Agora coloque os ovos em uma tigela e, batendo sempre com uma batedeira, acrescente o açúcar. Continue batendo apenas até que o açúcar esteja bem dissolvido. Em seguida, adicione o sal, e deixe dissolver também. Ainda com a batedeira ligada, acrescente a mistura de chocolate e manteiga já morna. Assim que o chocolate estiver bem misturado, desligue a batedeira. Peneire a farinha sobre a mistura. Misture com uma espátula até que a farinha seja absorvida uniformemente, em seguida, adicione as avelãs e misture-as também.

Unte e forre uma forma retangular de 35x27 cm (ou uma forma quadrada de 30x30 cm) com papel manteiga e despeje a massa, nivelando-o com uma espátula para distribuí-lo uniformemente. Asse em forno estático pré-aquecido a 180°C por 25 minutos, retire do forno e deixe esfriar completamente.

Neste ponto, faça seus cubos fazendo 5 cortes horizontais e 5 verticais a uma distância idêntica para obter brownies do mesmo tamanho!

 

Vinho Sugerido: Primitivo Salento I.G.T.