Fique por dentro de receitas, dicas e notícias.

03 de novembro de 2021
Polpette di Cavolfiore
Polpette di Cavolfiore

Ingredientes

650g de Couve-flor (aproximadamente 1 couve flor inteira)

150g de Batatas cozidas

1 Ovo médio

50g de Grana Padano ralado (pode substituir por parmesão)

4 raminhos de tomilho

Sal a gosto

Pimenta do reino a gosto

 

Para Empanar e Fritar

130g de Farinha de rosca

2 Ovos médios batidos

Aproximadamente 700ml de óleo

 

Para o Molho

250ml de Creme azedo

Cebolinha a gosto

 

Modo de Preparo

Separe as flores da couve flor e cozinhe em uma panela com água fervente por 10 minutos. Após esse tempo, escorra e deixe esfriar.

Assim que estiverem frias, coloque em um processador juntamente com as batatas cozidas e bata até formar um creme. Leve a mistura para uma tigela grande e adicione as folhas de tomilho, o ovo batido levemente e misture tudo. Em seguida, adicione o Grana Padano ralado (ou o parmesão), sal e pimenta e mexa para uniformizar a massa.

Neste ponto, forme suas almôndegas de couve-flor com cerca de 25gr cada e coloque-as em uma bandeja forrada com papel manteiga. Rende cerca de 35 almôndegas. Comece empanar as almôndegas passando-as primeiro no ovo seguido da farinha de rosca.

Aqueça o óleo em uma panela funda até atingir uma temperatura aproximada de 170°C e comece a fritar algumas almôndegas por vez e deixe dourar. Levará apenas alguns minutos. Depois de cozidos, escorra-as do óleo usando uma escumadeira e transfira para um prato forrado com papel absorvente. Pique as cebolinhas bem fininhas e adicione ao creme azedo junto com uma pitada de pimenta do reino. Misture tudo e sirva suas almôndegas junto com o creme azedo!

 

 

Dica: Para fazer o creme azedo caseiro você precisará de ½ xícara (chá) de creme de leite fresco gelado, 1 ½ colher (chá) de caldo de limão coado e 1 pitada de sal. Em uma tigela média coloque todos os ingredientes e bata com um batedor de arame até ficar cremoso, como um chantilly.

 

Vinho sugerido: Il Pigro – Espumante Cuvée Extra Brut – Método Clássico