Ingredientes
650g de Couve-flor (aproximadamente 1 couve flor inteira)
150g de Batatas cozidas
1 Ovo médio
50g de Grana Padano ralado (pode substituir por parmesão)
4 raminhos de tomilho
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Para Empanar e Fritar
130g de Farinha de rosca
2 Ovos médios batidos
Aproximadamente 700ml de óleo
Para o Molho
250ml de Creme azedo
Cebolinha a gosto
Modo de Preparo
Separe as flores da couve flor e cozinhe em uma panela com água fervente por 10 minutos. Após esse tempo, escorra e deixe esfriar.
Assim que estiverem frias, coloque em um processador juntamente com as batatas cozidas e bata até formar um creme. Leve a mistura para uma tigela grande e adicione as folhas de tomilho, o ovo batido levemente e misture tudo. Em seguida, adicione o Grana Padano ralado (ou o parmesão), sal e pimenta e mexa para uniformizar a massa.
Neste ponto, forme suas almôndegas de couve-flor com cerca de 25gr cada e coloque-as em uma bandeja forrada com papel manteiga. Rende cerca de 35 almôndegas. Comece empanar as almôndegas passando-as primeiro no ovo seguido da farinha de rosca.
Aqueça o óleo em uma panela funda até atingir uma temperatura aproximada de 170°C e comece a fritar algumas almôndegas por vez e deixe dourar. Levará apenas alguns minutos. Depois de cozidos, escorra-as do óleo usando uma escumadeira e transfira para um prato forrado com papel absorvente. Pique as cebolinhas bem fininhas e adicione ao creme azedo junto com uma pitada de pimenta do reino. Misture tudo e sirva suas almôndegas junto com o creme azedo!
Dica: Para fazer o creme azedo caseiro você precisará de ½ xícara (chá) de creme de leite fresco gelado, 1 ½ colher (chá) de caldo de limão coado e 1 pitada de sal. Em uma tigela média coloque todos os ingredientes e bata com um batedor de arame até ficar cremoso, como um chantilly.
Vinho sugerido: Il Pigro – Espumante Cuvée Extra Brut – Método Clássico