Fique por dentro de receitas, dicas e notícias.

17 de novembro de 2021
Riso Venere ai Frutti di Mare
Riso Venere ai Frutti di Mare

O arroz negro com frutos do mar é um primeiro prato muito particular, composto por um arroz negro aromático de cor elegante e natural de ébano, enriquecido com mexilhões, amêijoas, camarões e tomates cereja.

Este prato tem um aspecto cativante, podendo ser preparado para ocasiões especiais, como um almoço formal e importante, um jantar romântico ou mesmo para impressionar seus convidados.

 

 

 

 

 

 

 

Ingredientes

320g de Arroz Negro Venere

1kg de Mexilhões

700g de Amêijoas

08 Camarões grandes

02 colheres de chá de Salsa picada

04 dentes de Alho

Pimenta do reino a gosto

05 colheres de sopa de Azeite extra virgem

08 Tomates Cereja

Sal a gosto

 

Modo de Preparo

Primeiro, coloque duas colheres (sopa) de azeite em uma panela e adicione 1 xícara (chá) de arroz e 4 xícaras (chá) de água. Conforme o tempo de cozimento for passando, você certamente colocará mais água.

Por fim, acrescente uma pitada de sal e de pimenta do reino, misture bem todos os ingredientes e deixe tudo cozinhando em fogo baixo, sempre de panela aberta. O arroz deve levar de 50 minutos a 1 hora pra ficar pronto - o ponto certo do cereal é levemente "al dente" como o arroz de risoto, por isso, verifique a sua consistência de tempos em tempos e acrescente mais medidas de água durante o processo se necessário.

Enquanto isso, escolha os mexilhões um a um; lave-os, tire a barba e esfregue muito bem a casca por fora. Até as amêijoas serão escolhidas uma a uma, lavadas e deixadas para escorrer com água e sal até estarem prontas para uso.

Em uma panela, coloque duas colheres de sopa de óleo e um dente de alho para dourar; jogue as amêijoas, espere até que abram e desligue o fogo.

Numa outra frigideira grande, coloque os mexilhões, a salsa picada, 2 dentes de alho picados, um pouco de pimenta e cozinhe até que os moluscos se abram.

Descasque os camarões (exceto 4 que você usará para decorar os pratos) e corte-os em pedaços pequenos. Logo após, descasque as amêijoas e os mexilhões (deixando alguns inteiros para a decoração dos pratos) e filtre a água da cozedura de ambos que você usará para dar sabor ao arroz.

Em uma panela wok antiaderente, coloque 3 colheres de sopa de óleo, um dente de alho amassado e adicione os tomates cortados em 4 partes cozinhe-os por alguns minutos e, em seguida, adicione os camarões cortados e o arroz preto cozido previamente.

Mexa, adicione 2/3 colheres de sopa de água de cozimento dos crustáceos para dar sabor e adicione os mexilhões e amêijoas, salsa picada e pimenta do reino. Misture os ingredientes e sirva, decorando cada prato com um mexilhão inteiro, algumas amêijoas com a sua casca e um camarão inteiro.

 

 

Vinho Sugerido: Carugio Terre di Mare