Fique por dentro de receitas, dicas e notícias.

13 de agosto de 2019
Ciliegiolo - A cereja do bolo
Ciliegiolo - A cereja do bolo

A Ciliegiolo é uma varietal de uva de vinho tinto italiana, uma homenagem a palavra ‘ciliegi’ ou seja, ‘cereja’, que se deve ao seu perfume, forma e sabor que faz lembrança à fruta.

Essa uva é considerada muito importante na produção de vinhos na Itália, ela é muito utilizada como componente nas misturas tradicionais, como o Chianti. Nos últimos anos tem havido um interesse a mais nesta variedade, sendo transformado em vinhos leves e de estilo antigo, enquanto na Toscana é utilizado para a produção de vinhos de variedades mais puras, mais estruturados, com alguns vinhos interessantes sendo produzidos, especialmente ao sul de Maremma (Scansano).

Origem

Análises de DNA mostraram que Ciliegiolo e uma uva chamada ‘Calabrese di Montenuovo’ são os pais de Sangiovese, mas as origens e herança dos pais ainda exigem mais testes e clareza. A uva denominada Sangiovese, tem uma história muito mais longa, sendo registrada em registros italianos mais de 200 anos antes da Ciliegiolo.

Algumas lendas afirmam que Ciliegiolo veio para a Itália da Espanha , mas a ligação genética entre Ciliegiolo e Sangiovese é praticamente impossível de se conciliar com uma origem espanhola.

Cultivo

A Ciliegiolo é cultivada em diversas regiões da Itália como Ligúria, Toscana, Marche, Abruzzo, Sicília  e Lazio. Onde no total existem cerca de 1850 hectares de Ciliegiolo plantados em toda o território da Itália (Dados de 2016).

Degustação

Na degustação, por exemplo do nosso Arrigoni Rosadimaggio Ligúria Di Levante Ciliegiolo I.G.P. o apreciador pode notar a presença aromática de frutas negras com destaque para a cereja, groselha, notas de especiarias e, principalmente, minerais devido ao solo calcário da região. Na boca é macio com acidez refrescante e leve amargor no final de boca. Harmoniza perfeitamente com embutidos, massas e pizzas.