Fique por dentro de receitas, dicas e notícias.

01 de dezembro de 2021
Baccalà mantecato alla Veneziana
Baccalà mantecato alla Veneziana

Ingredientes

500g de Bacalhau (já dessalgado)

280ml de Azeite extra virgem

½ limão

1 dente de alho

2 folhas de louro

Sal a gosto

Pimenta do reino a gosto

 

Para Decorar

Salsinha a gosto

Azeite extra virgem a gosto

 

Modo de Preparo

 

Para preparar o bacalhau veneziano, caso não tenha comprado um filé de bacalhau dessalgado, deixe-o de molho durante 3 dias numa tigela, mudando a água uma vez por dia. Após esse tempo, remova a pele do bacalhau e corte em pedaços. Encha uma panela com água fria e, em seguida, adicione o dente de alho com casca, 1 a 2 folhas de louro e o suco de meio limão.

Mergulhe o bacalhau na água, leve para ferver por cerca de 30 minutos em fogo baixo, eliminando com uma escumadeira a espuma que se formará na superfície. O tempo de cozimento pode variar conforme o pedaço de bacalhau, por isso verifique se está bem cozido passado os 30 minutos. Após isso, escorra o caldo de peixe em uma tigela e reserve a água de cozimento.

Transfira o bacalhau para uma tigela para verificar se não há ossos e deixe esfriar, em seguida, leve para uma batedeira planetária. Comece a bater em baixa velocidade e adicione o azeite lentamente.

Quando o azeite for incorporado, despeje aproximadamente 100ml de água de cozimento e continue batendo até obter um creme homogêneo. Tempere com sal e pimenta, decore com salsinha e um fiozinho de azeite. Sirva acompanhado de croutons de polenta grelhados.

 

Vinho Sugerido: Il Prefetto – Colli di Luni D.O.C. Vermentino Superiore