Queijo e mel... uma harmonização perfeita e irresistível que revela o segredo do sucesso de uma receita milenar da Sardenha: as Seadas; os famosos doces fritos feitos com uma massa que tem umrecheio macio e saboroso de queijo. Um recheio que honra os sabores típicos da ilha, com o seu fresco pecorino de sabor azedo elevado à perfeição com as raspas de limão siciliano. Trazendo aquele toque fresco que caracteriza esta sobremesa. Esta receita atravessa toda a Sardenha, tomando de vez em quando diferentes nomes: sevada, sabada, casgiulata, seada, sebada, seatta. Uma variedade de nomes que se acredita derivar da palavra “seu”, que na Sardenha significa: gordura animal. Esta que ainda hoje é usada na massa desses deliciosos petiscos. De acordo com a tradição, as Seadas são servidas quentes guarnecidas com mel local, o mel de castanha, uma espécie de mel de cor escura e com sabor forte e ligeiramente amargo. Entre o doce e o salgado, as seadas contêm uma experiência de aromas, perfumes e sabores únicos.
Ingredientes
Ingredientes para 12 Seadas
70gr de Banha
500gr de Farinha de trigo
1 Ovo médio
250ml de Água quente
Para o recheio
500gr de Pecorino Fresco
70ml de Água
Raspas de 1 limão siciliano
Finalizar
Mel a gosto
Modo de Preparo
Despeje a farinha peneirada em uma tigela, em seguida, adicione o ovo inteiro, despeje a água morna, misture e comece a amassar com as mãos (como alternativa, você pode usar uma batedeira planetária). Gradualmente, adicione a banha também, misturando sempre. Quando a massa estiver compacta o suficiente, transfira-a para uma placa de confeitaria ou mesa levemente enfarinhada e continue sovando até obter uma massa lisa e elástica. Enrole a massa com filme plástico e deixe a massa descansar por 30 minutos.
Nesse tempo, cuide do recheio de queijo: rale as raspas limão e reserve. Rale o pecorino à julienne e transfira para uma panela pequena. Adicione a água e derreta em fogo médio, mexendo sempre, levará cerca de 8 a 10 minutos.
Após derreter, adicione as raspas de limão, misture e vire-o sobre uma tábua de cortar, espalhando com uma espátula e deixe esfriar e endurecer. Em seguida, com um cortador de massa redondo com um diâmetro de cerca de 9 cm, corte 12 discos. Pegue a massa e a estenda manualmente ou com a ajuda de uma máquina para abri-la para obter duas folhas de 3 mm de espessura aproximadamente. Coloque os discos de queijo bem espaçados sobre uma folha de massa e cubra com a outra folha de massa.
Faça a massa aderir ao recheio pressionando com os dedos para eliminar quaisquer bolhas de ar, como é feito com o ravioli. Com um cortador de bordas onduladas com diâmetro de 10,5cm, recorte as seadas individuais.
Aqueça uma panela com óleo e deixe bem quente (em torno de 170°C), mergulhe as seadas uma de cada vez, frite por alguns minutos, escorra com uma escumadeira e coloque-os em uma bandeja forrada com papel absorvente para secar o excesso de óleo. Como alternativa, você pode cozinhar as seadas ao forno pré-aquecido a 180°C por 15 minutos, porém, o resultado será menos perfumado do que a fritura tradicional.
Transfira as seadas para uma travessa, finalize com mel ainda quente e sirva imediatamente.
Vinho sugerido: Vin Santo del Chianti D.O.C.