Fique por dentro de receitas, dicas e notícias.

05 de janeiro de 2022
Frittata di spaghetti alla Napolitana
Frittata di spaghetti alla Napolitana

A famosa lei da conservação das massas afirma que nada se cria e nada se destrói, tudo se transforma! De Norte a Sul os italianos sabiam disso muito bem, eram mestres muito hábeis em transformar as sobras em um novo prato. E esse costume, felizmente, chegou até nós com almôndegas, originalmente feitas com carne cozida ou com os arancini sicilianos, que pode ser feito com sobras de risoto. Nesta trilha de pratos reaproveitados, hoje temos a frittata de espaguete napolitana, uma instituição da autêntica comida de rua napolitana. A frittata de espaguete (ou qualquer outra massa) é um prato bastante conhecido e difundido em toda a Itália justamente para dar uma segunda vida a algumas sobras de massa, enriquecidas com o que a geladeira ou a despensa oferecem. Perfeita para compartilhar na praia ou para um encontro com amigos e família, a frittata de espaguete napolitana é uma comida caseira que refresca o espírito e faz você se sentir em casa em qualquer lugar.

 

 

 

 

 

 

Ingredientes

250gr de Espaguete já cozido e com molho ao sugo

100ml de leite Integral

4 ovos

100gr de queijo Parmesão

Azeite extra virgem a gosto

Sal e pimenta do reino a gosto

 

Modo de Preparo

Em uma tigela, acrescente os ovos, o queijo ralado, o leite, sal e pimenta. Bata com um batedor para misturar tudo.

Despeje a mistura sobre o macarrão e misture bem.

Em uma frigideira de 30 cm de diâmetro (medido na superfície) com uma borda alta, aqueça levemente um fio de azeite e despeje a mistura da frittata de espaguete.

Distribua a massa uniformemente com a ajuda de uma espátula, feche com a tampa e cozinhe em fogo médio/baixo por aproximadamente 10 minutos. Depois de decorrido o tempo, pegue um prato de pizza (ou uma tampa lisa) para virar a frittata.

Deslize de volta para a panela e continue cozinhando do outro lado por aproximadamente 10 minutos sem tampa e sua frittata de espaguete napolitana está pronta!

 

Vinho sugerido: Trebbiano Puglia I.G.T.