Fique por dentro de receitas, dicas e notícias.

12 de janeiro de 2022
Timballo di Tortellini
Timballo di Tortellini

O Timballo di Tortellini é um primeiro prato com uma aparência muito cenográfica e suntuosa. Excelente para ser apresentado nas mesas nos feriados e por mais elaborado que pareça; é muito simples e rápido de fazer.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ingredientes para a Massa

300gr de manteiga

600gr de farinha de trigo

Água gelada

1 Pitada de Sal

 

Para o Molho Branco ou Besciamella

1L de Leite Integral

100gr de Manteiga

100gr de farinha de trigo

Sal e Pimenta do reino a gosto

Noz Moscada a gosto

 

Para o Recheio

500gr de Tortellini

1 talo de alho poró

200gr de Ervilhas Frescas

100gr de Presunto cozido

150gr de Queijo Parmesão

4 colheres de sopa de Azeite extra virgem

Sal e pimenta do reino branca a gosto

 

Modo de Preparo

Massa

Coloque a farinha na batedeira equipada com batedor de massa; os pedaços de manteiga gelados, uma pitada de sal e misture tudo por alguns segundos. Em seguida, adicione um pouco de água gelada e sove a massa por mais 1-2 minutos até que a massa fique compacta. Transfira para uma placa de confeitaria, trabalhe ela com as mãos apenas por alguns momentos. Embrulhe a massa em filme plástico e deixe descansar na geladeira por pelo menos 40 minutos antes de usar sua massa quebrada.

 

Molho Branco

Despeje o leite em uma panela, adicione a noz-moscada, sal e deixe aquecer.

Coloque a manteiga em outra panela e deixe derreter em fogo baixo. Em seguida, adicione a farinha de uma vez. Misture vigorosamente com um batedor de mão para evitar a formação de grumos.

Continue a misturar até obter uma mistura dourada, o roux. Neste ponto, dilua o roux derramando um pouco de leite quente e depois todo o resto. Continue a misturar em fogo baixo até atingir a consistência desejada; cozinhando o bechamel por 5-6 minutos você obterá uma densidade média. Acerte o sal. Seu molho está pronto para ser usado!

Deixe o molho esfriar cobrindo-o bem com filme plástico para que não se forme uma crosta em sua superfície.

 

Recheio

Fatie o alho-poró em fatias finas e coloque para refogar em uma panela grande antiaderente com azeite; deixe cozinhar suavemente por cerca de 10-15 minutos e, em seguida, adicione as ervilhas e cozinhe-as também até que estejam macias. Cozinhe por cerca de 15 minutos; se necessário, adicione caldo de legumes quente ou água quente durante o cozimento.

Em uma panela separada, ferva água com sal e despeje o tortellini e cozinhe por cerca de 1 a 2 minutos.

Escorra muito bem, tomando cuidado para não quebrá-los e coloque-os na frigideira com as ervilhas e o alho-poró. Disponha o presunto cozido em uma tábua de cortar e pique finamente. Adicione o presunto ao recheio e refogue por alguns instantes. Desligue e tempere com sal e pimenta do reino branca a gosto.

Unte uma assadeira redonda desmontável de 18 x 10 cm e forre com papel manteiga; abra a massa quebrada em uma folha de cerca de 5 mm de espessura e faça uma tira retangular de cerca de 10 cm de altura que servirá de lateral do molde, um disco de 18cm que servirá de base inferior e outro disco de 19cm que servirá de base superior do Timballo di Tortellini.

Forre a assadeira desmontável que você untou com a tira retangular, faça a massa aderir bem à parede da assadeira e cubra o fundo com o disco menor.

Asse o disco maior (19 cm) em outra assadeira redonda separadamente ou asse-o na mesma assadeira antes de montar o Timballo di Tortellini em forno pré aquecido a 180°C até dourar. Reserve.

De volta ao Timballo, polvilhe o fundo e a base do molde com uma colher de queijo parmesão ralado, agora cubra com uma pequena concha de bechamel e então uma concha de tortellini.

Continue alternando o parmesão, o molho e o recheio novamente até que todos os ingredientes se esgotem. Reserve uma concha de molho para regar todos os tortellini; leve em forno pré-aquecido a 180°C por pelo menos 40-45 minutos. Retire do forno e após esfriar, desenforme e tampe com a tampa de massa que você assou previamente.

 

Vinho Sugerido: Chianti Colli Senesi D.O.C.G.