Panzanella é uma das receitas protagonistas da mesa no verão, o orgulho da cozinha toscana! Uma receita de recuperação: pão amanhecido e vegetais da horta para um prato maravilhosamente simples e apetitoso. A panzanella é um prato frio, não precisa ser cozido. O pão toscano dormido é embebido em água e vinagre de vinho branco, o que confere à panzanella um sabor intenso e característico. Não pode faltar tomate e cebola roxa, aos quais se juntam pepinos ou aipo dependendo das áreas e das disponibilidades. Existem muitas variações de panzanella e todos podem ficar à vontade para personalizá-la ao seu gosto...
Ingredientes
350gr de Pão toscano dormido
220gr de Tomates maduros
200gr de Pepino
90gr de Cebola roxa
Manjericão a gosto
250ml de Água (variável de acordo com a quantidade de umidade do pão)
60ml de Vinagre de vinho branco
Azeite extra virgem a gosto
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Modo de preparo
Corte o pão em cubos grossos e transfira o pão para uma tigela e adicione a água e vinagre. Misture bem para que o pão possa absorver a água por igual e reserve. Prossiga com a preparação dos vegetais: primeiro corte os tomates em quartos e então em pedaços menores.
Retire a casca do pepino, corte as pontas e divida ao meio longitudinalmente, depois corte em fatias finas. Por fim, descasque a cebola, corte ao meio e corte em rodelas finas.
Leve para uma tigela maior, o pão, em seguida, adicione a cebola e os pepinos. Adicione também os tomates e misture tudo, em seguida, quebre as folhas de manjericão com as mãos e adicione à salada.
Tempere com sal, pimenta e azeite. Mexa novamente e mantenha a panzanella na geladeira até a hora de servir!
Vinho sugerido: Brut Cuvée L’Elvira