O Carnaval é regado à muitas brincadeiras… e também vários excessos! Mas você já se perguntou por quê?
A razão está na própria etimologia da palavra que deriva do latim "carnem levare", ou seja, abster-se da carne, e, antigamente indicava o tradicional banquete da terça-feira de carnaval durante o qual se podia saborear pratos calóricos à vontade em vista das privações ditadas pelo período subsequente da Quaresma. Além das típicas sobremesas fritas, era comum preparar pratos salgados substanciais como a focaccia de carnaval que vamos fazer hoje. Esta focaccia, difundida em algumas áreas de Salento com as devidas variações, é feita da carne de porco como recheio de uma massa macia tipo pizza rústica. Para enriquecer o recheio há ainda cebola, tomate e mozzarella, uma mistura de sabores simples e atemporais que vão satisfazer o corpo e o espírito, tal como manda a tradição!
Ingredientes
Ingredientes para a massa para uma forma redonda de 28,5cm (medida na base)
600gr de Farinha de sêmola
100gr de Farinha de trigo
410ml de Água morna
50ml de Azeite extra virgem
7,5gr de Fermento biológico fresco
1 colher de chá de Sal
Para o recheio
400gr de Copa lombo suína
300gr de Muçarela fior di latte (ou Muçarela de Búfala)
120gr de Tomate pelado
70gr de Queijo Pecorino para ralar
1 Cebola branca pequena
Azeite extra virgem a gosto
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Azeite extra virgem para pincelar a massa
Modo de Preparo
Esfarele o fermento fresco em 220ml de água morna e misture com uma colher para dissolvê-lo completamente. Em seguida, despeje o líquido em uma tigela grande. Adicione a farinha de sêmola e comece a amassar com as mãos, despejando aos poucos a água restante. Adicione também a farinha de trigo, sal e óleo, continuando a amassar.
Quando todos os ingredientes estiverem bem misturados, transfira a mistura para a superfície de trabalho e continue a trabalhar até obter uma massa lisa e homogênea. Faça uma bola com a massa. Coloque-a em uma tigela grande, cubra com filme plástico e deixe crescer por cerca de 3 horas em temperatura ambiente.
Enquanto isso, comece a preparar o recheio: corte a carne de porco em cubos e corte a cebola em fatias finas.
Aqueça o azeite em uma panela, adicione a cebola e deixe dourar por alguns minutos, em seguida, adicione a carne e doure em fogo alto por alguns minutos, mexendo sempre. Neste ponto, adicione também os tomates pelados, sal e pimenta e cozinhe em fogo médio por cerca de 5 minutos.
Quando o recheio estiver cozido, transfira-o para uma tigela com o auxílio de uma escumadeira para eliminar o excesso de líquido e deixe esfriar. Por fim, corte a muçarela em cubos irregulares e reserve; se estiver um pouco aguada, deixe escorrer em uma peneira até que esteja pronta para uso.
Assim que a massa dobrar de volume. Transfira para uma superfície lisa de trabalho levemente enfarinhada e divida a massa em 2 partes iguais. Abra as 2 porções de massa com um rolo até atingir uma espessura de cerca de 3 mm.
Unte uma forma com diâmetro de 28,5cm (medido na base) e 32,5cm (medido na superfície) e forre com uma das duas porções de massa, aderindo bem ao fundo e às bordas. Adicione o recheio de carne os cubos de muçarela, o Pecorino ralado e pimenta preta moída.
Coloque a segunda porção de massa sobre o recheio cobrindo completamente a forma e retire o excesso de massa com uma faca. Sele as bordas apertando a massa de baixo com a parte de cima e dobrando-a para dentro para criar um lindo padrão decorativo.
Depois de selar, unte a superfície da focaccia com um pincel e cozinhe em forno estático pré-aquecido a 180°C por cerca de 45 minutos. Depois de cozido, retire do forno e deixe esfriar um pouco para servir.
Vinho sugerido: Susumaniello Salento I.G.T.