Fique por dentro de receitas, dicas e notícias.

30 de março de 2022
Zuccotto
Zuccotto

A cozinha toscana não é feita apenas de pão sem graça, ensopados à base de carne ou pratos simples, mas deliciosos, como pappa al pomodoro e ribollita. Nos feriados, também são feitas sobremesas fabulosas, assim como o zuccotto. Uma sobremesa que tem a sua origem bastante antiga à base de pão de ló, que ao longo do tempo evoluiu principalmente no recheio. Hoje existem várias variações desta sobremesa clássica e a minha escolha recaiu sobre um recheio à base de ricota: dentro do zuccotto você encontrará duas camadas deliciosas de ricota e laranja cristalizada e o centro recheado de cacau e chocolate! Prepare o zuccotto e leve-o à mesa ainda inteiro... cortando-o você descobrirá, junto com seus convidados, esta bela surpresa: uma explosão de sabores, camadas e cores, graças também ao banho de alchermes que dá uma nota decisiva e realça o sabor da sobremesa!

Ingredientes

Ingredientes para um pão de ló de 24 cm de diâmetro

6 ovos

6 colheres (sopa) de açúcar

6 colheres (sopa) de Farinha de trigo

1 colher (sopa) rasa de Fermento

 

Para o creme

450gr Ricota fresca

10gr (aprox. 2 colheres de sopa) de Cacau em pó

120ml de Creme de leite fresco

50gr (1/4 de xícara de chá) de Açúcar

40gr de Gotas de Chocolate amargo

40gr de Laranja cristalizada

 

Molhar e decorar

200ml de Licor Alchermes

Cacau em pó a gosto

Açúcar de confeiteiro a gosto

 

Modo de preparo

Bata as claras em neve, acrescente o açúcar e depois as gemas (uma a uma). Peneire a farinha de trigo e o fermento, depois misture à massa com uma colher de pau (não bata na batedeira). Unte uma fôrma de redonda de 24cm com manteiga, enfarinhe e despeje a massa. Asse em fogo médio de 15 a 20 minutos. Aguarde alguns minutos e desenforme virando-o de cabeça para baixo e deixe esfriar completamente sobre uma gradinha. Neste ponto, peneire a ricota em uma tigela, em seguida, adicione o açúcar e misture com um batedor. Bata o creme de leite à parte e adicione-o à mistura de ricota muito delicadamente, mexendo de baixo para cima, para não desmanchar.

Neste ponto, transfira cerca de 1/3 da mistura, ou cerca de 200gr, para outra tigela, adicione as lascas de laranja cristalizada na tigela que ficou com mais recheio e misture com a ajuda de uma espátula. Coloque em um saco de confeitar. Na tigela com menos recheio, peneire o cacau em pó e adicione as gotas de chocolate. Misture tudo e coloque em outro saco de confeitar. Quando o pão de ló estiver frio, retire a crosta superior do pão de ló, em seguida, vire-o de cabeça para baixo e corte-o em fatias no sentido do comprimento de cerca de 1cm de espessura. Neste ponto, pegue um bowl de vidro, com 17 cm de diâmetro e 11 cm de altura. Arrume as fatias no interior, e pressione levemente para elas aderirem bem às bordas e forre completamente a tigela. Neste ponto, usando um pincel, molhe levemente a parte interna com o licor alchermes. Despeje o creme branco dentro e com a ajuda de uma colher espalhe por toda borda deixando um buraco no meio. Em seguida, coloque o creme de chocolate dentro do buraco recém-criado e com a colher nivele a superfície. Coloque as fatias de pão de ló por cima para fechar o zuccotto e retire o excesso com uma faca. Aos poucos, coloque as fatias lado a lado de forma a cobrir completamente a base. Depois, novamente com o pincel, molhe também a base com o licor.

Cubra com papel filme e leve à geladeira por pelo menos três horas. Após este tempo, desenforme-o virando de cabeça para baixo em um prato e retire a tigela.

Polvilhe com cacau em pó primeiro e depois com o açúcar de confeiteiro para decorar. Fatie e sirva seu zuccotto.

 

Vinho Sugerido: Primitivo Salento I.G.T.