Fique por dentro de receitas, dicas e notícias.

18 de maio de 2022
Sardella
Sardella

A sardella se originou na Calábria. Surgiu há séculos na comuna de Crucoli, Província de Crotone. Depois, espalhou-se por toda a região, sobretudo na Província de Catanzaro, de onde veio o principal contingente de calabreses que se estabeleceram no Brasil. Crucoli se autodenomina “il paese della sardella”. Preparada com bianchetto (filhote de sardinha), peperoncino, pimentão vermelho assado, erva-doce selvagem e sal. A aparência e a textura da sardella de Crucoli são iguais às encontradas em nosso país. Mas a receita sofreu adaptações no Brasil, pelo fato de os imigrantes não encontrarem aqui todos os ingredientes originais.

 

Ingredientes

2 pimentões vermelhos

2 latas de sardinhas em óleo (125g cada)

8 filés de anchova (Aliche anchovado)

½ cebola

2 dentes de alho

3 colheres (sopa) de extrato de tomate

2 colheres (sopa) de azeite extra virgem

1 ½ colher (chá) de semente de erva-doce

¼ de colher (chá) de pimenta calabresa seca

Sal a gosto

Azeite a gosto para servir

 

Modo de Preparo

Lave, seque e corte os pimentões ao meio, no sentido do comprimento. Descarte as sementes e corte as metades em fatias de 2 cm. Fatie a cebola em meias-luas de 1 cm de espessura. Amasse ligeiramente o alho para descascá-lo com maior facilidade.

Leve uma panela média ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, junte o pimentão, a cebola, o alho, tempere com uma pitada de sal e deixe cozinhar por 15 minutos, mexendo de vez em quando, até que os legumes estejam bem macios.

Enquanto isso, escorra o óleo da sardinha, descarte as espinhas e transfira os peixes para o liquidificador. Acrescente a anchova (aliche), as sementes de erva-doce, a pimenta calabresa e o extrato de tomate.

Assim que os legumes estiverem bem macios, transfira-os ainda quentes para o liquidificador e bata até a mistura ficar lisa.  Durante o processo, pare de bater e misture os ingredientes com uma espátula para triturar de maneira uniforme, se necessário acrescente de 1 a 2 colheres (sopa) de água filtrada. Se preferir, utilize o processador de alimentos.

Volte a sardella para a panela e leve ao fogo baixo. Deixe cozinhar por mais 4 minutos, mexendo de vez em quando, para apurar os sabores e engrossar mais um pouco – lembre-se de que a sardella fica mais firme depois de fria. Prove e ajuste o sal.

Transfira para um pote e deixe esfriar em temperatura ambiente, por pelo menos 1 hora, antes de tampar, despeje azeite sobre a sardella até cobrir e leve à geladeira. Na hora de servir, regue com azeite a gosto.

 

Vinho sugerido: Nero di Troia Puglia I.G.T. – Manieri