Todos conhecemos a ribollita como um prato de reaproveitamento por excelência da tradição culinária toscana. As origens deste prato remontam à Idade Média, quando os nobres consumiam os seus pratos dentro de pães. Terminado o almoço, o pão que sobrava era entregue aos criados, que, para se alimentarem, o misturavam com os seus escassos legumes e cozinhavam. Obtendo assim, uma sopa substancial e saborosa, a verdadeira antepassada da ribollita! Ainda hoje esta receita faz parte da cozinha caseira, conhecida e apreciada em diferentes variações na mesma região que expressam tradições familiares ou costumes locais. Neste inverno, presenteie-se com o tempo necessário para fazer a ribollita, um prato que não tem pressa, mas que o recompensará pela espera!
Ingredientes
Para o feijão
350gr de Feijão Cannellini (feijão branco)
20gr de Azeite extra virgem
1 dente de alho
1 ramo de alecrim
2L de Água
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Para a sopa
250gr de Repolho
300gr de Couve Toscana
300gr de Acelga (Use as folhas mais verdes)
220gr de Pão amanhecido
25gr de Azeite extra virgem
180gr de Tomate pelado
1 Batata grande
80gr de Cebola
80gr de Cenouras
100gr de Aipo
Pimenta do reino a gosto
Sal a gosto
Pimenta calabresa seca a gosto
Tomilho fresco a gosto
Modo de Preparo
Deixe o feijão de molho por pelo menos 1 noite. Após este tempo, em uma panela grande com borda alta, aqueça o azeite com o dente de alho e o raminho de alecrim, em seguida, adicione o feijão escorrido. Cubra com água e cozinhe por 1 hora em fogo médio-baixo com a tampa. No final do cozimento, adicione pimenta e sal. Retire o raminho de alecrim, pegue uma parte do feijão e reserve para serem adicionados inteiros no final. Bata o restante com um liquidificador de imersão para obter um caldo com o qual você vai cozinhar a sopa. Agora cuide do refogado: descasque a cebola e pique finamente, pique em cubos pequenos o aipo e a cenoura descascada. Em uma panela, aqueça 25gr de azeite e frite a cebola picada, o aipo e as cenouras em fogo médio. Enquanto isso, descasque a batata e corte-a em cubos.
Adicione as batatas em cubos ao refogado e continue cozinhando, enquanto a batata está cozinhando, despeje os tomates em uma tigela e amasse-os com um garfo e adicione-os aos legumes na panela
Enquanto o cozimento continua, dedique-se aos vegetais folhosos: divida o repolho ao meio, retire a parte interna mais dura, e depois corte em tiras juliana, lave e pique grosseiramente a acelga e por último lave e corte as folhas de couve toscana. Adicione o repolho, a acelga e a couve para a sopa. Em seguida, despeje o caldo de feijão que estava reservado, mexa, cubra com a tampa e leve ao fogo.
Quando a sopa ferver, retire a tampa e cozinhe por mais 45 minutos, mexendo de vez em quando. Quando a sopa estiver pronta, tempere com sal e pimenta, adicione o feijão inteiro que você reservou, mexa e desligue o fogo.
Corte o pão amanhecido em fatias grossas, coloque algumas fatias no fundo de uma tigela ou terrina, cubra com algumas conchas de sopa, em seguida, coloque outra camada de pão e cubra com mais sopa, continue alternando as camadas até terminar os ingredientes. Deixe arrefecer até à temperatura ambiente e depois coloque na geladeira coberto com plástico filme por pelo menos 2 horas.
Após este tempo, retome a ribollita, o pão terá absorvido a sopa e a ribollita terá um aspecto semi-sólido, despeje em uma panela, deixe ferver, tempere com pimenta e folhas de tomilho. Sua ribollita está pronta para ser saboreada com um fio de azeite cru.
Dica: Para dar um toque de sabor a esta preparação típica, decore com cebola crua picada!
Vinho Sugerido: Chianti Colli Senesi D.O.C.G. - "Diadema"