Fique por dentro de receitas, dicas e notícias.

12 de agosto de 2022
Como entender se um vinho é bom ou não?
Como entender se um vinho é bom ou não?

A resposta mais simples é provando!

 

Mas nem sempre é assim tão fácil. Às vezes, nos encontramos diante de prateleiras cheias de várias garrafas muito convidativas e pegamos a primeira que aparece.

Então, como uma pessoa distante do mundo do vinho pode avaliar uma garrafa de vinho sem abri-la? Há mais coisas a considerar:

 

Denominação – nos leva ao blend e ao território, mas não apenas a isso. Também garante vários parâmetros rigorosamente limitados e controlados, desde a quantidade de uvas no blend até as características químicas e organolépticas do vinho.

 

Safra – é verdade que o vinho é produzido na vinícola, mas a qualidade depende, antes de tudo, da matéria-prima, que por sua vez; depende das condições climáticas. Portanto, se sabemos que em 2014 (apenas para dar um exemplo) na Toscana, estava chovendo continuamente, podemos deduzir que os vinhos dessa safra em particular nunca serão da mais alta qualidade, mesmo se produzidos pelas vinícolas mais famosas.

 

Graduação – aqui é fácil, se queremos algo fresco e leve, não é necessário levar a garrafa com 14%Vol. no rótulo.

 

Envelhecimento – nem sempre é possível entender no rótulo se um vinho foi envelhecido ou não. As três coisas que podem nos ajudar a entendê-lo são: a safra, o lote de engarrafamento - é um código que geralmente encontramos no rótulo; (por exemplo, se a safra é 2015, mas no lote vemos 2019) há uma boa chance de que por todo esse tempo, o vinho esteve em barris de madeira) e a palavra RESERVA no rótulo também é um indicativo.

 

Cor – se a garrafa permitir, é sempre aconselhável avaliar a cor. É importante saber que todos os vinhos com idade avançada tendem a ficar marrons; portanto, se estamos procurando um tinto envelhecido, ele não deve ser muito rico e púrpura; se, ao contrário, queremos um vinho branco fresco e jovem, é melhor evitar as intensas garrafas amarelas (exceto pelas características de alguma variedade de uva em particular).

 

Mas, certamente o conselho mais útil é o do início do texto – É provando que você irá conhecer melhor! 

Então, tim-tim!

 

Fonte: https://www.instagram.com/p/B_2YBdhpC0M/

Tradução: Paula Pavanelli