Fique por dentro de receitas, dicas e notícias.

12 de maio de 2020
Luca Maroni e seu modo de classificação de vinhos
Luca Maroni e seu modo de classificação de vinhos

Quem aprecia bons vinhos, em especial vinhos italianos, em algum momento já se deparou com pontuações de rótulos premiados pelo “Annuario dei Migliori Vini Italiani de Luca Maroni”.

Mas quem é Luca Maroni e como ele classifica os vinhos?

 

Biografia:

Luca Maroni

Analista sensorial

Luca Maroni nasceu em Roma em 19 de setembro de 1961.

  • Formou-se com distinção em Economia e Negócios em 1986.
  • De 1987 a 1989, trabalhou com Luigi Veronelli e criou o “Ex Vinis” - primeiro Boletim Italiano para análise sensorial dedicado ao vinho e foi editor-chefe da publicação nas 4 primeiras edições.
  • Em setembro de 1990, fundou sua própria editora, montando a revista The Taster of Wine.
  • Em 1993, criou a primeira edição do “Annuario dei Migliori Vini Italiani” - [Anuário dos melhores vinhos italianos], um relatório sobre a produção de vinho pelos melhores produtores italianos, agora em sua vigésima terceira edição.
  • Em 1995, escreveu o “Degustare il Vino”, um manual sobre a teoria e a prática da degustação consciente de todos os tipos de vinho, no qual apresenta sua própria técnica de degustação científica.
  • Também em 1995, escreveu a entrada de degustação de vinhos para a “ENCICLOPEDIA ITALIANA TRECCANI”.
  • Em 2000, criou o portal www.lucamaroni.com. que se destaca como o portal de vinhos mais abrangente do mundo, com 430.000 páginas disponíveis para consulta.
  • Em 2012, recebeu um doutorado honorário em ciências enogastronômicas pela Universidade de Messina.
  • Desde 1990, escreveu e publicou 72 edições de sua revista e mais de 70 livros sobre vinhos italianos e mundiais, alguns dos quais foram traduzidos para inglês e alemão.
  • Entre 1988 e 2015, provou mais de 300.000 vinhos.

“O vinho é agradável quando seu sabor lembra genuinamente o da fruta da qual foi produzido; vinhos com uma classificação de 90 pontos ou mais são excelentes e absolutamente agradáveis em todos os aspectos”, assegura Luca Maroni.

 

 

O método de classificação utilizado por Luca Maroni:

A qualidade de um vinho reside no prazer do seu sabor. Existem três parâmetros que afetam essa qualidade: consistência, equilíbrio e integridade do sabor e aroma.

 

A classificação “Pleasantness Index (PI)” traduzido como Índice de Agradabilidade, categoriza-se da seguinte forma: a todo vinho é obtida uma graduação de 1 a 33 pontos para cada um dos três parâmetros que decidem a qualidade, quais sejam, consistência, equilíbrio, integridade.

 

PI = C + B + I (Índice de Agradabilidade = Consistência + Equilíbrio + Integridade)

 

  • Consistência: o volume expressivo de vinho, decidido por sua riqueza

como extrato seco; o aspecto quantitativo da qualidade, persistência e longevidade potencial do vinho.

 

  • Equilíbrio: a harmonia das partes componentes, as proporções entre as substâncias que compõem o vinho e o tornam tão macio quanto ácido + amargo no palato.

 

  • Integridade: a ausência no buquê de sabor do vinho de defeitos do processo de vinificação (sulfuroso, vinagre, lactose, obsoleto, amadeirado) ou oxidação. A qualidade, pureza e fragrância dos componentes do vinho; seu calibre técnico e longevidade potencial.

 

Postas estas considerações e orientada pela importância da avaliação de um Mestre como Luca Maroni, a L’aretuseo Importadora trabalha para prospectar e identificar o que há de melhor em vinhos italianos para satisfazer o seu paladar.

Em nosso portfólio, dispomos de rótulos clássicos, inéditos e premiados, com realce para o Caravaggio Rosso Emilia I.G.T. que obteve pontuação máxima no “Annuario dei Migliori Vini Italiani” de Luca Maroni (99 pontos).

Para conhecer mais, acesse nosso site e descubra essa pérola e outros maravilhosos vinhos italianos!

Por: Paula Pavanelli