Fique por dentro de receitas, dicas e notícias.

12 de abril de 2019
Por que L´Aretuseo?
Por que L´Aretuseo?

Uma curiosidade sobre o significado do nome da nossa empresa. L´Aretuseo é proveniente da Lenda de Aretusa.

LENDA DE ARETUSA
Aretusa (em grego: Ἀρέθουσα) é uma ninfa da mitologia grega que faz parte do cortejo de Ártemis e, como sua deusa, é avessa ao amor.

Um dia, após uma caçada extenuante, decidiu banhar-se em um rio límpido. Enquanto nadava sozinha, ouviu uma voz vinda das águas. Era Alfeu, o deus do rio, que se apaixonara pela bela ninfa. Aretusa fugiu assustada, com o deus-rio em seu encalço. Este, abandonando seu leito, perseguiu-a até que esta, sem forças, suplicou a Artémis que a salvasse.

A deusa, diante das poderosas águas de Alfeu, envolveu a náiade em uma nuvem, transformando-a em uma fonte (Vide a foto, lugar visitado por muitos turistas até hoje). Em seguida, a terra abriu-se, e a ninfa, assim transformada, percorreu seus subterrâneos e chegou a Siracusa, brotando na ilha de Ortígia, lugar consagrado a Artémis. Porém Alfeu, sem desistir de sua amada, internou-se também na terra, vindo brotar junto à fonte de Aretusa. Assim o deus-rio uniu suas águas as da ninfa em um eterno enlace amoroso.

Os nascidos em Siracusa são chamados de aretusei (plural) aretuseo no singular. Considerada capital magna da Grécia e tem o maior teatro grego intacto do mediterrâneo.

Fonte: Wikipedia