Fique por dentro de receitas, dicas e notícias.

19 de junho de 2020
Spaghetti alle Vongole
Spaghetti alle Vongole

Ingredientes

500 gramas de Spaghetti Rummo

400 gramas de vôngole fresco

 10 tomates cereja

 2 dentes de alhos grandes

 1 copo pequeno de vinho branco seco

 1 pimenta malagueta desidratada

 1 copo de molho de tomate Passata

 1 salsinha picada

3 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem

sal e pimenta do reino

 

Modo de preparo

Primeiramente coloque os vôngoles de molho em água com um pouco de sal e deixe por aproximadamente 1 hora, para que abram e expulsem as impurezas. Após esse tempo retire os vôngoles da água com uma escumadeira, para evitar que fechem novamente.

Descarte os vôngoles que não abrem após ficarem de molho ou que não fecham quando você toca na casca, isso significa que não estão próprios para consumo. Lave-os em água corrente.

Leve ao fogo uma frigideira com um fio de azeite e os alhos cortados em lâminas. Refogue por 1 minuto, adicione a pimenta e o molho de tomate e refogue por mais 2 minutos.

Adicione os vôngoles e deixe cozinhar por 3 minutos. Durante esse tempo este marisco vai abrir totalmente e libertar seus sucos.

 

Cozinhe o spaghetti em água fervente e sal

 

Voltando ao refogado, adicione metade da salsinha picada e misture, para incorporar o sabor nos vôngoles e no molho de tomate. Adicione o vinho e os tomates cortados em metades. Tampe e deixe cozinhar no fogo alto por 3 minutos. Junte o espaguete cozido e escorrido, misture e deixe no fogo alto por mais 2 minutos. Polvilhe sal e pimenta à gosto e misture. Finalize com o restante da salsinha e sirva em seguida.

Dica: É importante não cozinhar o vôngole por longos minutos, por isso adicione sucessivamente cada tempero indicado nesta receita.

 

Sugestão de consumo: “Carugio – Terre di Mare”