Fique por dentro de receitas, dicas e notícias.

24 de junho de 2020
Arancini
Arancini

Os arancini (ou arancine), são o orgulho da culinária Siciliana. São pequenos bolinhos adequados para serem consumidos como lanche, aperitivo, primeiro prato ou mesmo prato único. Na Sicília, eles são encontrados em todos os lugares e em todos os momentos. Muitas vezes mudam de forma e tamanho, assumindo formas ovais, peras ou até se assemelhando à nossa coxinha brasileira, dependendo do recheio.

Os arancini foram inspirados pelos árabes, que habitaram a região e consumiam arroz e açafrão, com ervas e carne.

A versão empanada foi introduzida na corte de Frederico II, como forma de conservar por mais tempo o alimento, quando fosse necessário transportá-lo em viagem, na caça ou no trabalho no campo.

Em Palermo, celebra-se anualmente o dia de Santa Luzia, em 13 de dezembro, sendo tradicional o consumo de arancini com vários recheios e formas.

 

*Ingredientes

500g de Risoto Pronto (Sobras de Risoto)

100g de Parmesão ralado

 

Ingredientes do Recheio

Sal a gosto

Pimenta do reino a gosto

Meia cebola ralada

25g de Manteiga

100g de Carne de Porco moída

Azeite extra virgem a gosto

200ml de Molho Passata de tomate

80g de Ervilhas

50g de Caciocavallo fresco (ou Queijo Cabacinha da Canastra) 

50ml de Vinho Tinto

 

Para Empanar e Fritar

Farinha de rosca a gosto

1 Ovo

Óleo

*Rende cerca de 12 Arancini*

 

Modo de Preparo do Recheio

Doure a cebola picada em uma panela com 2 colheres de sopa de azeite juntamente com a manteiga. Adicione a carne picada; doure em fogo alto. Neste ponto, adicione o vinho e deixe evaporar.

Depois de evaporar o vinho, adicione a passata de tomate, tempere com sal e pimenta a gosto e cozinhe em fogo baixo com a panela tampada por pelo menos 20 minutos. No meio deste tempo de cozimento, adicione as ervilhas (se necessário, você pode adicionar um pouco de água quente, pois o ragu deve estar bem seco e não líquido).

Enquanto o tempo de cozimento do molho termina, corte o caciocavallo (Queijo Cabacinha) em cubos.

 

Modo de Preparo do Arancini

Misture o risoto com o parmesão ralado e reserve.

Para moldar os bolinhos: separe uma tigela com um pouco de água; umedeça as mãos e pegue duas colheres de arroz de cada vez – aperte bem para firmar e deixar o bolinho compacto. Com o dedo, faça um buraco no bolinho e recheie com um cubo do queijo e uma colher do ragu. Aperte e enrole novamente para fechar. Transfira para uma assadeira e repita o processo até finalizar com o risoto.

 

Para Empanar e Fritar

Primeiro, passe o bolinho pelo ovo batido e em seguida, passe pela farinha de rosca, cobrindo toda a superfície, e volte para a assadeira. Repita com os outros.

Em uma panela, aqueça o óleo a uma temperatura de 170°C. Nesse ponto, frite um arancino por vez ou no máximo dois para não baixar a temperatura do óleo. Quando estiverem dourados, você pode retirar e coloque-os em uma bandeja forrada com papel toalha. Sirva quente.

 

Dica: Se preferir, pode substituir o caciocavallo (cabacinha) por pecorino, provolone ou mussarela.

 

Harmonização: Montepulciano D'Abruzzo D.O.C.