Fique por dentro de receitas, dicas e notícias.

15 de julho de 2020
Arrosticini
Arrosticini

Arrosticini é um prato típico da cozinha de Abruzzo, apreciado na Itália e no exterior; eles consistem em espetos de cerca de 25 a 30cm de carne de carneiro, cortados em pequenos cubos de 3 cm por lado e nasceram da tradição pastoreira da região.

O cozimento tradicional do arrosticini ocorre no "rustillire" (ou furnacella) no Brasil, nossa famosa churrasqueira. Geralmente, cozinha-lo na churrasqueira não envolve temperos adicionais, mas há quem adore perfumar os arrosticini com um raminho de alecrim embebido em azeite e pimenta, ou ocasionalmente polvilhá-los com pimenta vermelha picada.

Na preparação em casa, quando não se pode levar à churrasqueira, (o que confere ao arrosticini o sabor característico), você pode mariná-los brevemente em azeite e pimenta, adicionando alecrim e limão a gosto.

 

Ingredientes

800g de Paleta de Carneiro

30g de Azeite extra virgem

1 ramo de alecrim

Sal a gosto

 

Modo de Preparo

Para preparar os arrosticini, comece cortando a paleta de carneiro em cubos de aproximadamente 3cm cada.

Quando os cubos de carne estiverem prontos, unte-os com azeite e coloque nos espetos. Leve para a churrasqueira ou grelha elétrica.

O cozimento deve levar aproximadamente 3 minutos de cada lado. Cozinhe os arrosticini de ambos os lados até notar uma leve crosta.

Tempere com sal a gosto e decore o prato de seu arrosticini com alecrim e tomate cereja. Seu arrosticini está pronto para ser apreciado!

 

Vinho Sugerido: Montepulciano d’Abruzzo D.O.C. - Manieri