Fique por dentro de receitas, dicas e notícias.

12 de agosto de 2020
Scaloppine ai funghi
Scaloppine ai funghi

Ingredientes

400g de Escalope de Filé Mignon

500g de Cogumelos tipo champignon frescos

50g de Manteiga

Pimenta do reino a gosto

40g de Farinha de trigo

1 dente de alho

10g de Azeite extra virgem

Sal a gosto

Tomilho a gosto

1 raminho de alecrim picado

 

Modo de preparo

Tempere com um pouco de sal e pimenta do reino os escalopes de filé mignon e enfarinhe-os de ambos os lados. Retire o excesso de farinha e reserve.

Agora cuide da limpeza dos cogumelos: com a ajuda de uma faca de lâmina lisa, comece a eliminar a parte terrosa do caule, raspando suavemente até que todos os vestígios de terra para que sejam removidos. Se o cogumelo estiver suficientemente limpo, remova os poucos resíduos de sujeira com uma escova ou com um pano de algodão, não lave com água para não os danificar. Fatie os cogumelos e reserve.

Agora prossiga com o cozimento da carne: em uma panela derreta meia colher de manteiga (25g) e adicione o azeite. Assim que derreter a manteiga, coloque os escalopes enfarinhados e doure por 3 minutos de cada lado.

Depois de dourar, reserve os escalopes e cuide dos cogumelos. Na mesma panela em que cozinhou a carne, derreta a outra metade da manteiga, acrescente o dente de alho inteiro e o alecrim picado, adicione os cogumelos fatiados e refogue em fogo médio por dois minutos, depois adicione sal e pimenta a gosto.

Neste ponto, adicione os escalopes, incorporando os sabores dos cogumelos. Acrescente as folhas de tomilho e cozinhe em fogo baixo por um minuto, acrescentando uma concha de água se necessário, e já pode servir.

 

Sugestão de Vinho: Caravaggio Rosso Emilia I.G.T.