Fique por dentro de receitas, dicas e notícias.

26 de agosto de 2020
Gnudi
Gnudi

Hoje brindaremos uma bela receita toscana. E como eles fazem tudo à sua maneira, em vez de amassar ovos e farinha, desenrolar a massa, rechear e selar em forma de ravióli, um belo dia, quem sabe há quanto tempo, resolveram que aprisionar este lindo recheio de ricota e espinafre na massa seria um desperdício.

Assim nasceram os gnudis: um primeiro prato tradicional camponês, típico das regiões de Maremma e Mugello, extraordinariamente adequado à criação de ovelhas e à boa comida rústica, camponesa e generosa nos sabores. Gnudo, na maravilhosa e muito expressiva língua toscana, significa literalmente "nu". E este é o recheio do tortello Maremma. Os gnudis, pela sua simplicidade, são um prato que surpreende pela elegância e equilíbrio, e prepará-los é uma arte que exige um toque delicado. Acompanhe passo a passo esta versão e você trará o sabor sincero de Maremma para a sua mesa!

Rende cerca de 54 Gnudis

 

Ingredientes para os Gnudis

700 g de Espinafre fresco

30 g de Azeite extra virgem

350 g de Ricota de ovelha (Pode substituir por Ricota comum)

45 g de Farinha de trigo

1 dente de alho

50 g de Parmesão ralado

1 Ovo

Sal a gosto

Pimenta do reino à gosto

Noz-moscada a gosto

 

Para empanar

50 g de Farinha de Sêmola

 

Para Selar

Manteiga 100 g

Folhas de Sálvia

Sal a gosto

Pimenta do reino à gosto

20 g de Parmesão

 

Modo de Preparo

Para preparar o gnudi, comece cuidando do espinafre. Lave e seque-os, depois aqueça o azeite em uma panela bem grande e acrescente o dente de alho esmagado para dar sabor. Em seguida, despeje o espinafre, cubra a panela com a tampa e cozinhe o espinafre em fogo médio-baixo por aproximadamente 7-8 minutos. Quando estiverem macios e com sabor, retire o alho e passe o espinafre em uma peneira colocada em uma tigela, para escorrer o excesso de líquido esmagando-os com uma espátula ou concha para escorrer bem. Pique bem após este processo.

Coloque também a ricota em uma peneira, para que ela também perca o excesso de soro.

Em uma tigela grande, misture a ricota e o espinafre drenados. Mexa e tempere com pimenta, sal e adicione a noz-moscada ralada.

Em seguida, despeje o parmesão ralado, o ovo e a farinha passada por uma peneira. Misture cuidadosamente. Em seguida, reúna uma pequena quantidade da mistura (cerca de 18-20 g) e faça bolinhas ligeiramente achatadas. Passe na farinha de sêmola e coloque em uma bandeja forrada com papel manteiga e leve ao congelador por cerca de 3 horas (não cubra a bandeja) - a semolina irá desidratar a ricotta, dando uma boa cobertura ao gnudi.

Coloque uma panela com água salgada para ferver. Enquanto isso, em uma frigideira grande, derreta a manteiga em fogo baixo junto com a sálvia. Quando a água ferver, ferva os gnudis por alguns minutos e, assim que vierem à superfície, escorra-os.

Transfira-os diretamente para a panela com a manteiga e a sálvia. Nessa fase você terá que ser delicado: deixe os gnudis darem sabor por um momento, sem girá-los, apenas girando a frigideira, para não correr o risco deles se desfazerem.

Os seus gnudis estarão prontos para servir!

 

Vinho sugerido: Chianti Colli Senesi D.O.C.G.