Fique por dentro de receitas, dicas e notícias.

02 de setembro de 2020
Zucchine ripiene alla Ligure
Zucchine ripiene alla Ligure

Ingredientes

700g de abobrinha Italiana

60g de cebola picada

2 ovos médios

40g de pão amanhecido

8g de alcaparras salgadas

20g de pinoli torrados

50g de parmesão ralado

30g de azeite extra virgem

1 pitada de pimenta do reino

10g de anchovas (alici)

60g de leite integral

150g de atum em óleo escorrido

Tomilho a gosto

60g de farinha de rosca

 

Modo de Preparo

Para preparar abobrinhas recheadas ao estilo da Ligúria, primeiro lave as abobrinhas e ferva-as de acordo com sua consistência: se estiverem firmes, pode-se fervê-las em água fervente por cerca de 6-7 minutos. Se, em vez disso, se estiverem um pouco moles, você pode reduzir os tempos em 1-2 minutos. Escorra as abobrinhas e coloque-as em uma tigela com gelo para que esfriem rapidamente sem perder a cor. Quando estiverem frios, remova as pontas da abobrinha, corte-as ao meio longitudinalmente e retire a polpa da abobrinha com a ajuda de uma colher para poder recheá-las e reserve. Corte o pão amanhecido em cubos, despeje em uma tigela pequena e adicione o leite para amolecer.

Numa frigideira aqueça o azeite junto com a cebola e as anchovas, deixe-as desfazer, mexendo sempre com uma espátula, em seguida acrescente a polpa da abobrinha. Refogue por alguns minutos em fogo alto e transfira tudo para uma tigela.

Despeje o atum escorrido e os pinolis torrados no processador junto com as alcaparras dessalinizadas. Por fim, adicione o pão umedecido e misture para obter uma massa compacta e homogênea. Adicione a mistura à base de cebolas, anchovas, polpa de abobrinha, o parmesão ralado, os ovos batidos e depois tempere com sal, pimenta e o tomilho. Misture bem e adicione a farinha de rosca mexendo sempre para formar uma massa uniforme.

Preencha as abobrinhas com a massa do recheio e leve à uma assadeira untada com azeite extra virgem.

Polvilhe com farinha de rosca e cozinhe em forno pré-aquecido, a 250°C por cerca de 10-12 minutos. Depois de cozidas, espere 5 minutos antes de servir sua abobrinha recheada ao estilo da Ligúria.

 

Sugestão de Vinho: "Pigato" – Ampelos – Riviera Ligure di Ponente D.O.C.