Fique por dentro de receitas, dicas e notícias.

09 de setembro de 2020
Pesto alla Siciliana
Pesto alla Siciliana

Cansado do clássico pesto genovês e quer mudar a cor da sua massa? O pesto siciliano, então, é a variante certa para você. A preparação desta versão remete para os frutos típicos da terra desta esplêndida região: tomate italiano, ricota, pinoli e muito manjericão, que juntos criam uma profusão de cores e sabores.

Como todas as receitas regionais, no entanto, esta também possui inúmeras adaptações, ou seja, pequenas variações nos ingredientes básicos que refletem as tradições e produtos típicos da região.

O pesto siciliano é um condimento perfeito para todos os tipos de massa, mas combiná-lo com espaguete ou massa caseira conquistará você e seus convidados.

Além disso, seu preparo, além de ser totalmente cru, também é muito rápido, ideal para quem tem pressa mas quer surpreender e preparar um prato verdadeiramente delicioso.

 

Ingredientes

500 g de Tomate italiano

50 g de Pinoli (Pode substituir por nozes ou castanha de caju)

150 ml de Azeite extra virgem

1 dente de alho

1 maço de Manjericão

100 g de Parmesão ralado

150 g de Ricota

Sal a gosto

Pimenta do reino a gosto

 

Modo de preparo

Lave os tomates com cuidado e divida-os ao meio. Retire as sementes e esprema levemente para eliminar e o excesso de suco. Em seguida, lave as folhas de manjericão em água corrente e seque-as com um pano

Em um processador, adicione os tomates, as folhas de manjericão lavadas e secas, os pinolis, o dente de alho dividido ao meio, o parmesão ralado, a ricota e sal e pimenta a gosto.

Após isso, inicie o processador em velocidade baixa e vá adicionando o azeite aos poucos até atingir o nível de cremosidade desejado. Quando obter a cremosidade desejada, corrija o sal e a pimenta do reino e seu pesto siciliano estará pronto para servir.

 

Vinho sugerido: Terre Siciliane – Nero D’Avola I.G.T.

Texto: Paula Pavanelli