Fique por dentro de receitas, dicas e notícias.

09 de outubro de 2020
Conheça um pouco mais sobre nosso Chianti Colli Senesi D.O.C.G.
Conheça um pouco mais sobre nosso Chianti Colli Senesi D.O.C.G.

É sempre um grande prazer quando podemos falar um pouco mais da história de nossos vinhos, produção e também sobre onde ele é produzido. Hoje, apresentamos a você, pelas palavras do Sommelier Rodrigo Ferraz do canal Vinhos de Bicicleta, um pouco mais de nosso Chianti Colli Senesi D.O.C.G.

Esse vinho emblemático faz parte do exclusivo portifólio da L’Aretuseo Importadora no Brasil. E para conhecermos um pouco mais sobre ele, vamos falar também de San Gimignano. “Comune” da Itália que fica no coração da Toscana.

San Gimignano é um dos pontos turísticos mais atrativos da Toscana. No topo de uma colina, rodeada por uma muralha com parte medieval preservada dentro de seu entorno.

Encontra-se na área do Chianti dentro da demarcação de Colli Senesi.

A parte histórica preservada da cidade, conhecida como San Gimignano delle belle Torri, foi um importante ponto para as peregrinações até Roma pela “Via Francigena”.

As famílias dos patrícios que controlavam a cidade em meados do século XIII construíram cerca de 72 torres-casa (algumas atingem 50 m de altura) como símbolo do seu poder e riqueza. Embora hoje só existam 14 de tais estruturas, San Gimignano mantém a atmosfera feudal e é muito procurada pelos turistas.

O terroir de San Gimignano é um dos melhores terroirs do mundo com o clima perfeito da Toscana para a vitivinicultura. Dias ensolarados, noites amenas e índice pluviométrico baixo. Porém o que contribui muito para esse terroir ser um dos melhores do mundo está no solo.

Nele você encontra rochas e conchas marinhas do período Plioceno da era Cenozoica (5 a 2 milhões de anos atrás) onde traz toda uma mineralidade a este solo que é trazida aos vinhos produzidos neste local.

O produtor Arrigoni Wine Family possui no entorno de San Gimignano a “Tenuta” Pietraserena onde produz alguns de seus belíssimos vinhos; incluindo o maravilhoso Chianti Colli Senesi D.O.C.G.

A “Tenuta” Pietraserena foi fundada em 1966 com apenas 7 hectares e hoje possui 40 hectares dos quais são destinados para produção de vinhas e olivais e área verde.

Por estar em San Gimignano, a principal vinha plantada no início foi, claro, a Vernaccia di San Gimignano. O primeiro vinho a obter o D.O.C. na Itália. Posteriormente foi plantada Sangiovese, a principal uva da Toscana e da Itália e principal uva que compõe o Chianti Colli Senesi D.O.C.G.

Abaixo você confere a ficha técnica desse maravilhoso Chianti Colli Senesi D.O.C.G.

https://www.laretuseo.com.br/produto/12/chianti-colli-senesi-docg-diadema

Texto: Paula Pavanelli

Revisão: Antonio Carlos Pedroni