Fique por dentro de receitas, dicas e notícias.

21 de outubro de 2020
Spaghetti Cacio e Pepe
Spaghetti Cacio e Pepe

"Sì, la vita è un mozzico. Qui mozzichi bene"

"Sim, a vida é uma mordida, aqui se morde bem". Esta é uma das frases típicas que podem ser lidas como introdução a um menu nas trattorias romanas.

Carbonara, l’Amatriciana, assim como Spaghetti Cacio e Pepe, tornaram-se pratos simbólicos italianos. Símbolos de comer bem com ingredientes D.O.P. e vinculados às tradições dos territórios em que nasceram.

 

Ingredientes

320 g de Spaghetti

200 g de Queijo Pecorino Ralado

Pimenta do reino em grãos a gosto

Sal a gosto

 

Modo de Preparo

Ferva água em uma panela (coloque um pouco mais da metade que costuma usar para cozinhar o macarrão, para que fique mais rico em amido) e após a fervura adicione sal a gosto e o Spaghetti. Enquanto isso, despeje os grãos de pimenta do reino inteiros em uma tábua de cortar e amasse-os com um pilão de carne ou utilize o moedor de pimenta. Desta forma, os aromas da pimenta serão liberados.

Despeje metade das pimentas esmagadas ou moídas em uma panela grande antiaderente e deixe torrar em fogo baixo, mexendo sempre com uma colher de madeira.

Em seguida, despeje algumas conchas de água de cozimento. Escorra o Spaghetti um pouco antes de estar al dente (reserve a água do cozimento). Leve o para a panela com a pimenta torrada; e continue o cozimento com a pimenta.

Mexa o Spaghetti continuamente com pinças de cozinha para chegar no ponto al dente, adicione uma concha de água ou duas caso necessário.

Despeje metade do pecorino ralado em uma tigela, adicione uma concha de água de cozimento do macarrão e mexa com um batedor vigorosamente. Adicione mais água conforme necessário. Em seguida, adicione a quantidade restante de pecorino, (mantendo um pouco de lado para finalizar o prato), adicione mais água do cozimento(caso necessário) para obter um creme.

Antes de desligar o fogo da panela com o Spaghetti, despeje o creme de pecorino, misture uniformemente e sirva com o restante da pimenta moída e do queijo pecorino ralado.

Sugestão de vinho: Ser Gervasio – Super Tuscan I.G.T.