Fique por dentro de receitas, dicas e notícias.

28 de abril de 2021
Brasato al Barolo
Brasato al Barolo

Ingredientes

1kg de Maminha

750ml de Vinho tinto seco (1 garrafa)

160g de Cenouras (cerca de 2 médias)

100g de Aipo (cerca de 2 hastes médias)

180g de Cebola (cerca de 1 grande)

1 dente de alho

1 raminho de alecrim

2 Folhas de louro

3 Cravos

4 Pimentas do reino inteiras

1 Pau de canela

15g de Manteiga

50g de Azeite extra virgem

Sal a gosto

 

Modo de Preparo

Com as ervas aromáticas, faça um saquinho com uma gase estéril juntando os cravos, a canela e as pimentas do reino, feche com um barbante e pelo lado de fora do saquinho, prenda o raminho de alecrim e as folhas de louro.

Limpe o aipo, a cenoura e a cebola, descasque e corte em pedaços de 2-3 cm de espessura e, por fim, limpe o dente de alho. Em uma tigela grande, coloque a carne, os vegetais, um pouco de sal e o sachê junto do bouquet garni. Em seguida, cubra tudo com o vinho até que a carne esteja completamente coberta.

Em seguida, cubra com filme plástico e deixe marinar na geladeira por pelo menos 8-12 horas. Passado o tempo, escoe tudo sem jogar a marinada fora. Pegue a carne e coloque na tábua e seque com papel absorvente.

Em uma panela, derreta a manteiga em fogo médio. Assim que o fundo da panela estiver quente, acrescente a carne e deixe dourar em fogo alto. Vire em todos os lados para selar toda a superfície.

Após alguns minutos, transfira a carne e seu caldo para uma panela grande, aqueça por um momento em fogo médio e adicione os vegetais escorridos deixando-os temperar em fogo baixo por cerca de 15 minutos.

Neste ponto você pode acertar o sal e cobrir metade da carne com a marinada. Deixe ferver e tampe, abaixe um pouco o fogo e deixe ferver por 1 hora. Depois deste tempo, vire e, apenas se necessário, você pode adicionar um pouco mais de líquido da marinada. Continue cozinhando por mais uma hora. Assim que a carne assada estiver cozida, retire-a da panela e reserve sobre um prato, tapando-a com a tampa. Em seguida, remova o sachê e o bouquet garni. Antes de bater os vegetais e o caldo da marinada com um mixer, você pode separar um pouco de líquido e mantê-lo de lado. Desta forma, conforme necessário você pode adicioná-lo, obtendo a consistência desejada. Enquanto isso, corte a carne, tentando obter 2-3 fatias por pessoa e arrume em uma travessa. Cubra as fatias com o molho. Sua carne assada está pronta para servir!

 

Vinho Sugerido: Barolo D.O.C.G. Dezzani - Manieri