Fique por dentro de receitas, dicas e notícias.

05 de maio de 2021
Cannoli
Cannoli

Ingredientes

Para a Massa

250 g de farinha de trigo

30 g de açúcar de confeiteiro

30 g de banha ou manteiga sem sal

1 ovo pequeno

50 ml de Marsala

10 ml de vinagre

uma pitada de sal

 raspas de casca de laranja

2 g de canela em pó

1 gema de ovo

óleo para fritar

 

Para o Creme

800 g de ricota de ovelha

320 g de açúcar em pó

1 colher de café de essência de baunilha

 

Decorar

Casca de laranja cristalizada

Cerejas cristalizadas

Pistache triturado

Gotas de chocolate amargo

Canela em pó

Açúcar de confeiteiro em pó

 

Modo de Preparo

Peneire a farinha com a canela em uma tigela. Mexa a farinha dispersando a banha com a ponta dos dedos, acrescente o açúcar e a casca da laranja ralada.

Misture o ovo inteiro e continue sovando, despejando o sal dissolvido no vinagre e o Marsala em uma camada fina.

 

Termine de bater na batedeira usando o gancho para massa. Bata até obter uma massa consistente e elástica, finalize rapidamente em uma superfície lisa e leve à geladeira por no mínimo 2 horas, e no máximo 12 horas, antes de usá-la.

Abra um terço da massa de cada vez, com a ajuda de um rolo de massa, atingindo a espessura de 1,5 mm. Com um cortador de massa de 10 cm de diâmetro, faça alguns discos e estique ligeiramente para obter um formato oval.

Com as massas já cortadas, envolva a massa do cannoli em um tubo de alumínio ou inox — você pode encontrá-los em lojas próprias para utensílios culinários – e sele a massa com a gema batida.

Cubra os cannoli prontos para fritar com filme plástico, evitando que sequem na superfície, pois isso comprometeria o desenvolvimento das bolhas durante o cozimento. Mergulhe o cannoli em óleo a 175 ° C, com o selo voltado para baixo.

Bolhas muito quebradiças se formarão na superfície dos cannoli, manipule-os delicadamente com uma escumadeira. Em alguns segundos, eles estarão dourados e prontos para escorrer em papel.

Espere até que atinjam a temperatura ambiente antes de remover os tubos de metal.

 

Recheio

Peneire a ricota bem escorrida do soro do leite, bata por alguns minutos na batedeira até incorporar o açúcar de confeiteiro e a essência de baunilha.

Recheie os cannolis com creme de ricota apenas na hora de servir, utilizando um saco de confeiteiro com bico liso de 16 mm ou uma espátula.

Decore os cannolis de acordo com a sua preferência: com açúcar de confeiteiro, cereja cristalizada ou laranja cristalizada, gotas de chocolate amargo, pistache triturado ou canela.

 

Vinho sugerido: Vin Santo Del Chianti D.O.C.