Fique por dentro de receitas, dicas e notícias.

23 de junho de 2021
Tiella Barese
Tiella Barese

Ingredientes

300g de Arroz Carnaroli

500g de Mexilhões limpos

500g de Batatas

2 dentes de alho

Salsinha a gosto

300ml de Água

3 Tomates

½ cebola branca

50g de Parmigiano Reggiano D.O.P.

30g de Farinha de Rosca

5 colheres de sopa de Azeite de Oliva Extra Virgem

Sal a gosto

Pimenta do reino a gosto

 

Modo de Preparo

Descasque as batatas e corte-as em rodelas finas usando um mandolin. Reserve numa tigela com água fria. Lave os tomates e corte-os em rodelas um pouco mais largas que as batatas.

Enquanto isso, pique ou esprema o alho, lave e pique finamente a salsinha. Por fim, corte as cebolas em rodelas finas, sempre com um mandolin.

Unte uma forma redonda com diâmetro de 28cm e bordas de cerca de 5cm de altura, com 4 colheres de sopa de azeite e comece a compor a tiella: coloque a cebola no fundo com um pouco de alho e arrume as batatas sobre a cebola de modo a não deixar espaço.

Adicione algumas fatias de tomate, sal, pimenta e espalhe um punhado de salsinha picada. Agora organize os mexilhões crus em um padrão radial, deixando algum espaço entre eles.

Neste ponto, distribua o arroz cru manualmente cobrindo toda a superfície da tiella. Despeje delicadamente toda a água de mexilhão filtrada de um lado do prato, o que tornará a preparação mais saborosa. Sobre eles, adicione uma camada de batatas da mesma forma que foi montado anteriormente.

Complete a camada com os tomates restantes. Tempere com sal, pimenta e a salsinha. Adicione nesta superfície da tiella uma colher de sopa de azeite de oliva extra virgem e finalize primeiro com o parmesão ou pecorino ralado e então com a farinha de rosca. Delicadamente, despeje água em um lado da panela até que a água chegue na última camada de batatas sem umedecer a superfície da farinha de rosca e do parmesão. Asse em forno pré aquecido a 200°C por 60 minutos, colocando a tiella na parte inferior do forno.

Após esse período, estando gratinada a superfície, sua Tiella Barese estará pronta.

 

Vinho sugerido: Trebbiano Puglia I.G.T – Bel Moro