Fique por dentro de receitas, dicas e notícias.

14 de julho de 2021
Fonduta alla Valdostana
Fonduta alla Valdostana

Ingredientes

400g de Queijo Fontina (pode substituir por muçarela ou algum queijo leve)

400g de Leite integral

4 gemas (de ovos de tamanho médio)

30g de Manteiga

Pimenta do reino a gosto

 

Modo de Preparo

Remova a crosta externa do queijo fontina, e corte em fatias finas. Transfira o queijo para uma assadeira retangular e despeje o leite sobre ele. Cubra com filme plástico e deixe na geladeira durante a noite. Após o descanso na geladeira, escorra o leite do queijo com uma peneira e reserve o leite. Coloque o queijo escorrido em uma panela para cozinhar em banho-maria. Derreta o queijo em fogo médio, mexendo com uma colher de pau.

No início, você verá uma massa grosseira, depois, lentamente, ela derreterá e se tornará mais fluida. Neste ponto, despeje as gemas uma de cada vez e mexa constantemente.

Junte a manteiga e a pimenta do reino mexendo sempre.

Neste ponto, despeje cerca de 100ml do leite reservado, ajuste a dose de acordo com a consistência desejada da fonduta que não deve ser muito líquido nem muito grosso. No total, o cozimento levará cerca de 30 minutos.

Quando estiver pronto, despeje a fonduta na panela típica de fondue, e mantenha aquecido para conservar a sua consistência fluida, polvilhe novamente com pimenta e sirva imediatamente a Fonduta alla Valdostana.

 

Vinho Sugerido: Montepulciano D'Abruzzo D.O.C. - Manieri