Fique por dentro de receitas, dicas e notícias.

04 de agosto de 2021
Bonet
Bonet

Ingredientes

100g de Biscoitos Amaretti

50g de Cacau em pó

10 Gemas médias

100ml de Rum

700ml de Leite integral

150g de Açúcar

 

Para o Caramelo

100g de Açúcar

 

Decorar

Biscoitos Amaretti para decorar a gosto

 

Modo de Preparo

Na batedeira planetária, bata o açúcar com as gemas para o creme; e bata no liquidificador os biscoitos, para obter um pó fino como uma farinha. Deixe alguns inteiros para a decoração final.

adicione cacau à farinha dos biscoitos. Peneire essa farinha para que não haja caroço nenhum.

Prepare também o caramelo dissolvendo o açúcar em uma panela, sem nunca mexer.

Assim que as gemas e o açúcar estiverem bem batidos, adicione o rum, a farinha de biscoitos com cacau e leite à temperatura ambiente; não se preocupe se a consistência da mistura for bastante líquida.

Despeje o caramelo em uma forma retangular (dessas para fazer pão de forma) e espalhe bem por toda a superfície.

Despeje a mistura do bonet sobre a calda com a ajuda de uma concha.

Coloque esta forma dentro de uma maior para cozinhar em banho-maria; encha a forma maior com água fervente o suficiente para atingir dois terços da forma com o bonet.

Cozinhe o bonet em forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 45-50 minutos; o bonet estará cozido quando você vir que começa a se desprender das paredes da forma. Retire com cuidado do forno; deixe esfriar completamente até a temperatura ambiente.

Depois de frio, coloque na geladeira por pelo menos 1 hora. Após este tempo, mergulhe rapidamente a forma do bonet em água fervente para facilitar no momento de desenformar. Você pode utilizar a ponta de uma faca para destacar o bonet com mais delicadeza das laterais da forma. Em seguida, desenforme, virando-a delicadamente de cabeça para baixo em uma travessa e decore com os biscoitos amaretti guardados à parte.

DICA: Em alternativa ao rum, para crianças e para quem não gosta, é possível adicionar as raspas de um limão ou adicionar meio copo de café frio e sem açúcar

Além disso, aqueles que sofrem de intolerância à lactose podem substituir completamente o leite de vaca por leite de arroz ou soja.

 

Vinho sugerido: Sciacchetrà - Cinqueterre D.O.C. - Tramonti