A cozinha siciliana tem as suas raízes na tradição camponesa, baseada sobretudo em alguns ingredientes típicos como a beringela, o tomate e o manjericão. Protagonistas indiscutíveis da Caponata, o delicioso acompanhamento que hoje apresento a vocês. Esses ingredientes, já comuns a outras receitas típicas como Pasta alla Norma e Parmigiana di Melanzane, criam um mix de aromas, cores e sabores que relembram os caráteres de uma terra esplêndida. A extensão da superfície da Sicília permite inúmeras variações da caponata. De província a província, mas também de família a família, cada um tem a sua receita perfeita: com ou sem passas, com ou sem concentrado ... basta deslocar alguns metros para descobrir uma caponata que é sempre diferente, mas todas com um denominador comum inconfundível: o uso de condimentos agridoces, que conferem aos vegetais um sabor único. Um conselho? Experimente todas as versões possíveis até encontrar a sua preferida, para repassar, de geração em geração, em sua família!
Ingredientes
1kg de Berinjela
400gr de Aipo
250gr de Cebolas brancas
200gr de Tomates
200gr de Azeitonas verdes sem caroço
50gr de Alcaparras dessalgadas
50gr de Pinoli
60gr de Açúcar
60ml de Vinagre de Vinho Branco
Manjericão a gosto
40gr de Passata de tomate
Azeite extra virgem a gosto
Sal a gosto
Modo de Preparo
descasque a cebola e corte-a em fatias finas. Pique o aipo e corte-o em rodelas. Corte as azeitonas verdes ao meio.
Lave e seque as beringelas, corte-as em pedaços de cerca de 2,5 cm. Faça o mesmo com os tomates. Aqueça uma panela e toste os pinolis por alguns minutos até que sejam dourados. Voltando às beringelas: coloque o azeite numa frigideira com parede alta e aqueça, depois coloque algumas beringelas de cada vez e frite-as durante alguns minutos. Quando estiverem douradas, escorra com uma escumadeira e coloque em uma bandeja forrada com papel absorvente para remover o excesso de óleo e, reserve.
Em uma panela grande despeje um generoso fio de azeite, aqueça e depois despeje a cebola. Refogue bem até a cebola murchar, depois acrescente o aipo; deixe também dourar bem e, em seguida, adicione as alcaparras, as azeitonas, os pinolis torrados e tomates.
Refogue por alguns instantes e, em seguida, cubra com a tampa 16 e cozinhe em fogo baixo por 15-20 minutos. Enquanto isso, prepare o molho agridoce: despeje o vinagre, a passata de tomate e o açúcar em um recipiente e misture tudo muito bem.
Depois de decorridos os 15-20 minutos de cozimento, adicione sal e despeje o molho agridoce na panela. Mexa bem, aumente o fogo e continue mexendo até que o molho reduza bem. Desligue o fogo, acrescente as beringelas fritas e adicione bastante manjericão. Misture tudo. Transfira a caponata para uma assadeira, deixe esfriar. Em seguida, leve à geladeira pois a peculiaridade da caponata é que deve ser servida fria ou em temperatura ambiente: no dia seguinte será ainda melhor!
Vinho sugerido: Brut – Massimo Visconti