Fique por dentro de receitas, dicas e notícias.

22 de setembro de 2021
Gnocchi alla Sorrentina
Gnocchi alla Sorrentina

Um dos pratos da Campagna mais conhecidos na Itália e no exterior... são os Gnocchi alla Sorrentina, praticamente preparados em todos os restaurantes do mundo! O que torna este Gnocchi, um prato tão popular é a sua simplicidade: sabores mediterrâneos e genuinidade misturados com fácil preparação.

 

Ingredientes

 

Para o Nhoque

1kg de Batatas Asterix

300gr de Farinha de Trigo

1 Ovo médio

Sal a gosto

Farinha de Sêmola a gosto

 

Para o Molho

600gr de Purê de Tomate

6 folhas de Manjericão

1 dente de alho

Azeite extra virgem a gosto

Sal a gosto

 

Montagem

250gr de Muçarela

70gr de Parmigiano Reggiano D.O.P. para ser ralado

 

Modo de Preparo

Comece com as batatas para fazer o nhoque: lave em água corrente para retirar toda a sujeira, depois despeje em uma panela grande, acrescente a água e cozinhe as batatas por cerca de 30-40 minutos (dependendo do tamanho, o tempo pode variar, faça o teste com as pontas de um garfo para entender o grau de cozimento; se quiser reduzir o tempo pode usar uma panela de pressão) Dedique-se ao molho: em uma panela deite um fiozinho de azeite, um dente de alho inteiro descascado e o purê de tomate, adicione sal a gosto; tempere com as folhas de manjericão, cubra com a tampa e cozinhe em fogo médio-baixo por cerca de 30 minutos. Quando as batatas estiverem prontas, escorra-as bem. Em seguida, peneire a farinha em uma mesa higienizada, amasse as batatas ainda quentes no centro do monte de farinha com o espremedor de batatas ou descasque e amasse e despeje no centro do monte de farinha.

Despeje o ovo sobre as batatas e sal, então comece a amassar: esta operação deve ser feita rapidamente no tempo suficiente para compactar e dar uma consistência homogênea e macia (não pegajosa, mas não muito dura) à massa. Cubra-o com um pano de prato limpo e seco. Coloque a água para ferver em uma panela grande para cozinhar o nhoque e coloque o sal assim que levantar fervura. Pegue uma porção da massa com as mãos, mantendo o restante coberto e faça tiras compridas com cerca de 2-3 cm de espessura. Polvilhe com um pouco de semolina e pique os gnocchi. Para fazer as ranhuras, você pode usar um rigagnocchi ou utilize as pontas de um garfo.

Ao prepará-los, você pode organizar o nhoque em uma bandeja forrada com um pano limpo e polvilhada levemente com semolina. Assim que o nhoque estiver pronto, retire o alho do molho e despeje quase todo o molho em uma tigela bem grande.

Ferva o nhoque despejando-o na panela em pelo menos 2-3 porções; eles irão cozinhar em alguns instantes e irão subir à superfície. Escorra os nhoques com a ajuda de uma escumadeira assim que chegarem à superfície e mergulhe-os aos poucos na tigela onde você despejou o molho. Misture delicadamente com uma colher.

Em um refratário, despeje o molho restante no fundo e regue com um fio de azeite e vá despejando o nhoque para fazer a primeira camada.

Sobre eles, faça uma camada de muçarela em cubos e uma pitada de parmesão. Em seguida, continue com outra camada de nhoque, o restante da muçarela e do parmesão. Asse o seu nhoque alla sorrentina em um forno estático pré-aquecido a 250°C por 5 minutos. Sirva-os bem quentes!

 

Vinho Sugerido: Mastro Binelli – Rosso D'Itália